sexta-feira, 6 de julho de 2012

Passos à Volta da Memória III - A Presença Judaica na GUARDA (visita encenada)


"A coordenação geral é de Américo Rodrigues, sendo o texto e encenação de Antónia Terrinha, e a interpretação de Antónia Terrinha ou Isabel Leitão.
«Seja bem-vindo quem vier por bem» é o mote para uma visita ao «tempo e espaço» daquilo que foi a presença dos Judeus na Guarda. Entre cultura, tradições e fé, os visitantes são convidados a assistir a uma história, que embora ficcionada, podia muito bem ter acontecido. Percorrendo as suas ruas, visitando suas casas, observando seus altares, damo-nos conta daquilo que foram os amores e desamores, hábitos e perseguições de hebreus. São estes os ingredientes duma visita que pretende chamar a atenção para esta comunidade que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade.
A encenadora Antónia Terrinha começou o seu percurso no Teatro O Bando, tendo passado por outras companhias como A Comuna e a Cornucópia. Esteve ligada a projectos de teatro infantil, como actriz e como encenadora. Dirigiu com Cândido Ferreira a Companhia do Teatro Chaby Pinheiro da Nazaré e fundou a companhia «Teatro em Curso». Participou também em filmes para cinema e televisão."
in blog Capeia Arraiana

Simplesmente fantástico; fazer a "visita", desta forma. Por momentos, somos transportados para a época, em que se passam as historias... é mágico!
Nem mesmo a presença das inúmeras carroças de lata sem cavalos (normalmente conhecidos como carros e visíveis nas fotografias ), nos distrai. A atriz interpreta de forma soberba o seu papel.
MUITOS PARABÉNS a todos intervenientes. Vale mesmo a pena "visitar" a Guarda, com esta anfitriã!
Não percam, até 31 de Agosto de Terça a Sábado, às 17h30m em ponto, na Praça Luís de Camões.
Nas fotos tentei captar as diferentes emoções/sensações que a atriz transmite ao longo da "visita"!

DSC_0025 DSC_0027 DSC_0038 DSC_0049 DSC_0061 DSC_0069 DSC_0071 DSC_0077 DSC_0089 DSC_0102

2 comentários:

  1. Boa noite... O meu nome é Lara Morais, fiz parte da produção das visitas e de "neta de Branca Ziva". Gostaria de pedir-lhe se me pode fornecer estas magníficas fotografias. Muito obrigada pela sua presença na Visita e por estas fotografias.

    ResponderEliminar