Foi simplesmente fun tástico, podermos ver paisagens "escondidas" da nossa Serra da Estrela, assim como as LEVADAS. As feijocas e o arroz doce no final, estavam muito bem confecionados. Muitos parabéns à cozinheira!
retirado do flyer, entregue antes de iniciarmos a caminhada!
O percurso das levadas é um pequeno percurso circular, de pequena rota, com um elevado interesse paisagístico, ecológico e ambiental.
Apresenta uma extensão de 7,29 kms percorrendo terrenos situados em altitudes de 400 a 500 metros.
O percurso tem inicio no Largo da Malhada, em frente à Igreja Matriz, seguindo a estrada municipal até ao cemitério da aldeia. Seguindo o caminho encontra-se a levada comunitária, a qual segue até se encontrar o caminho das Fontanheiras. Aqui segue-se o caminho, sempre descendo, até encontrarmos a ribeira. Na descida, podemos observar as bucólicas construções em xisto, assim como os diversos socalco, resquícios de uma agricultura de subsistência com origem antiga, que ainda hoje pode ser observada.
Atravessamos a ribeira através de uma ponte, onde pode ainda ser possível observar um antigo moinho de água, na margem esquerda do curso de água.
Siga o caminho antigo até ao Serapitel, onde entrará novamente nas paisagens agrícolas bucólicas do xisto. Aqui podemos-nos refrescar numa fonte que brota diretamente da rocha, antes de seguirmos caminho, de volta à aldeia.
Recuperadas as forças, é só deixarmos-nos levar pela corrente da levada abaixo, fresca e límpida, onde observamos o desenvolver da paisagem até chegarmos à Aldeia de Cabeça.
Fotógrafo, por acaso e quando me apetece... Caminheiro, menos vezes do que aquelas que quero!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
"Segunda maior central solar do mundo começou hoje a funcionar em pleno no Alentejo" in Público em 23.12.2008 link no titulo Pesqu...
Excelente reportagem. Rica selecção de imagens.
ResponderEliminarVocê esteve lá e levou a família!
Um abraço, amigo Nuno.
J Pinto
A culpa é sua, pelo excelente dia que nos proporcionaram...
Eliminar