#7maravilhasaldeias #fontao # loriga #seia #serradaestrela #aldeiaautentica #centroportugal #portugal #visitportugal FONTÃO de LORIGA...

Mais fotos no final do texto.

Fontão de Loriga a aldeia esquecida e desertificada em plena Serra da Estrela.

Como que escondida no meio das serras, a cerca de 8 quilómetros de Loriga fica situada a pitoresca aldeia do Fontão. Desde sempre foi uma localidade anexa à Vila de Loriga, nas memórias desta localidade escritas em 1755, pelo Vigário João Roiz Ribeiro, em que já era feita referência ao casal do Fontão.
O visitante chegando a esta pequena terra, onde as casas construídas de xisto dão um panorama diferente, pensa ter chegado a um mundo onde a natureza é a rainha e onde o silêncio apenas parece ser interrompido pelas águas cristalinas que deslizam pelos campos e riachos, nos fazendo sentir uma certa paz de espírito. Tal cenário faz esquecer o progresso e que, para lá dos montes altos, existe outro mundo, outra vida.
A sua população vive essencialmente da agricultura e da pastorícia, tendo ainda na comercialização da resina e na apicultura um meio de actividade e subsistência. Através dos tempos, no entanto, foi relegada para segundo plano devido ao escasso número de habitantes que diminui a cada ano que passa.
No tempos actuais, o Fontão de Loriga, é bem o exemplo da desertificação e envelhecimento da população com as quais se vai debatendo o interior do país. O movimento demográfico é sentido na sistemática diminuição da sua população que, comparativamente com as décadas de 40 e 50, em que havia mais de quatro dezenas de crianças na escola local, hoje não existe uma única estando, por esse motivo, a escola fechada. Em 1999, a população residente no Fontão era apenas de 11 pessoas.
No ano de 2017 encontrei, apenas, um habitante que me garantiu que ainda habitam "cerca de meia dúzia de pessoas".
Anualmente é realizada a Festa em Honra de Nossa Senhora da Ajuda, uma festa com tradição, presentemente levada a efeito no segundo Domingo de Agosto, sendo então muitos os ausentes a visitar a sua terra.
O local conhecido pelo "Bardo dos Lobos" muito perto da Malhada é, sem dúvida, um dos lugares mais panorâmicos, onde se pode vislumbrar não só o Fontão de Loriga como outras paisagens serranas.

link p/ a totalidade das fotos: https://goo.gl/photos/QYEBJdiWKVCXD8xL9








Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...