quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Fogueira de Santo Amaro em Santiago / Seia, a tradição é secular... mas vai deixar de ser!


Nota sobre a Tradicional Fogueira de Santo Amaro

“ A tradicional e secular fogueira de Santo Amaro”

Como é do conhecimento da população de Santiago, nestes últimos anos, desde que a Festa de Santo Amaro deixou de ser realizada, a associação Movimento de Jovens de Santiago, lutou com muitas dificuldades para que a fogueira se realiza-se com organização da mesma, e assim se mantivesse uma tradição secular e importante para a nossa terra.
Passados estes anos, tivemos sempre a esperança que a festa ressurgisse, e assim se retomasse a prática anterior, que nomeava novos mordomos, que por sua vez realizava, a tradicional festa anual e tradicional fogueira.
Passados estes anos, nada ressurgi-o, a não ser os obstáculos constantes a vários níveis para que a fogueira não se realizasse.
Deste modo, no entender da nossa associação, entendemos por bem que se suspenda a organização por nossa parte da tradicional fogueira para o ano 2013.
Entretanto, também queremos de algum modo agradecer aos poucos, mas bons, que nestes últimos anos colaboraram connosco, para que a tradição se preservasse.
Com esta posição tomada, esperamos que a nossa população fique sensibilizada e no seu entender faça o que achar por oportuno, que, por nossa parte, passaria pela união de todos, para que a festa fosse retomada.

Santiago, 10 de Dezembro de 2012

A Direcção

fonte: http://mjs.blogs.sapo.pt/

todos queremos festas e manter as tradições, mas quando se trata de fazer alguma coisa, para que isso aconteça, há sempre mais a criticar do que ajudar.

É muito triste que isto aconteça.



link, apontamento fotográfico do Pinhas da Fogueira de 2012 e possivelmente a ultima!

2 comentários:

  1. São festas que têm encanto, magia... bonita fogueira!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. É muito triste que isto aconteça com a nossa cultura ainda agora estava a perguntar a um amigo meu que vive na Folgosa do Salvador se o "Madeiro" era no fim de semana de 12 ou 19 de Janeiro para ir de proposito de Lisboa para ai como costumo ir todos os anos.Não se pode perder as nossas tradições!!!!!!!!

    ResponderEliminar