quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fogueira de Natal na Lapa de Tourais / Tourais a tradição ainda é o que era!

Na Lapa de Tourais, ainda se mantém toda a tradição na preparação da Fogueira de Natal.
Na noite de 24 p/ 25, alguns dos homens e jovens da aldeia, empurram a carroça, até aos locais/matas previamente escolhidos, pelos mais idosos, para cortar os pinheiros que vão alimentar a fogueira nessa noite.
Tudo é feito, apenas com a força humana, não utilizam qualquer meio mecânico.
A escolha da "madeira" é aleatória e pode ser em qualquer mata (a minha já foi contemplada). A "comissão" tem "autorização" do tribunal para esse efeito.
Contava a minha sogra que ouvia contar... houve um ano em que um dos lesados apresentou queixa no tribunal; no dia do julgamento a população apresentou-se em peso, como culpados. Ao ver o tribunal cheio de réus, o juiz decide que a aldeia devia manter a tradição no presente e no futuro, podendo cortar em qualquer mata, os pinheiros, para fazer a fogueira. Impôs apenas uma condição; a fogueira deveria ser acesa todos os anos, caso contrário, perdem a ordem de corte!
Este ano, devido ao mau tempo (chuva), só foi possível acender a fogueira no dia 25. A mesma é mantida até ao dia de Ano Novo.






3 comentários:

  1. Uma tradição interessante, mas não tanto salutar para a natureza...

    Beijos e feliz 2013!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... mas considerando que nas zonas rurais (esta incluída) preservam a natureza e plantam novas árvores, sempre que necessário. Atenuam, assim, um pouco este corte por simples prazer e não por necessidade.

      Um bom ano de 2013 para a TECA, também!

      Eliminar
  2. Excelentes fotografias de bela tradição....
    Votos de Feliz Ano Novo com muita luz de Esperança por um mundo melhor....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar