segunda-feira, 16 de março de 2009

INTERNET- sem ela eu não teria o meu espaço!

È um privilégio podermos ter esta ferramenta de trabalho/lazer ao nosso dispor nos dias de hoje. Podemos comunicar, ONLINE. Depois de escrever este artigo, em segundos está no MAIL do Jornal. Permite-nos consultar todo e qualquer assunto. As nossas contas nos bancos, pagamentos, transferências, etc. Sobre uma doença ou medicamento que não sabemos muito bem o que é ou quais os sintomas e em segundos temos toda a informação. No SITE das Finanças onde, aos balcões perdemos horas, em casa são minutos. Neste momento o mundo sem INTERNET seria impensável. E o que a torna numa invenção diferente de todas as outras, é o curto espaço de tempo que necessitou para ser usada por milhões de pessoas. Senão vejamos alguns exemplos, a electricidade (1873), demorou 46 anos a ser usada por 50 milhões de pessoas O telefone (1876), para atingir a mesma marca demorou 35 anos. O automóvel (1886), 55 anos. O rádio (1906), 22 anos. A televisão (1926), 26 anos. O microcomputador (1975), 16 anos. O telemóvel (1983), 13 anos. A INTERNET (1995), em apenas 4 anos atingiu os mesmos 50 milhões de utilizadores, no mundo.         

Logicamente, que tem benefícios e malefícios, mas sabendo usar com moderação e cautela os benefícios superam de longe os malefícios.

Alguns malefícios, que podem perfeitamente ser evitados usando a moderação necessária:

O isolamento, adultos e jovens que passam horas seguidas “ligados”, afastando-se dos seus amigos reais, passam a ter amigos virtuais. O diálogo em família, perde-se, não à comunicação, não se alimentam em condições e até as horas de sono são prejudicadas.

Os SITES, visitados, alguns com conteúdos muito perigosos principalmente para os jovens, o que os leva algumas vezes à fuga de casa ao suicídio, etc. E mesmo para os adultos que chegam a ter namoradas/os ou amantes, virtuais. A INTERNET, também já é uma causadora de divórcios. No caso dos jovens é possível controlar os SITES visitados, através de programas específicos.

            Os VIRUS, que podem afectar o computador de muitas maneiras. Através de MAIL’s, nunca abrir um enviado por alguém desconhecido e mesmo conhecido, cuidado com os anexos que muitas vezes vêm nos MAIL’s. Em geral, assim que abrimos o anexo já temos o vírus no computador. MAIL’s a solicitar dados pessoais, NUNCA mas NUNCA dar esses dados, mesmo que, aparentemente venha de um banco ou outra instituição conhecida. Caso sejam mesmo necessários, entregá-los só ao balcão dessa instituição. Existem também os HACKER’s, outros utilizadores da rede que tentam usar e aceder ao nosso computador para conseguirem, informações confidenciais, como PASSWORD’s  de SITES, etc. E no que toca a vírus, basta usar cautela e um bom ANTI-VIRUS, actualizado permanentemente. E nunca teremos qualquer problema. Por falar em cautela, nunca entrar em SITES, onde usamos PASSWORD’s e outra informação confidencial, através de LINK’s. Pode perfeitamente ser uma imagem do site que habitualmente usamos e ao colocar essa mesma informação no lugar do costume, estamos a oferecer a chave de acesso a outro utilizador que pode estar do outro lado do planeta. Escrever sempre o WWW_______.com/pt é muito mais seguro.

 

Os benefícios. Já falei de alguns no início deste artigo. Mas a rapidez a comodidade e a segurança, que tem, é simplesmente fantástica, existem muitos sites perfeitamente seguros, não é tudo mau. Em termos de segurança não tenho qualquer razão de queixa. Nunca houve uma invenção que alberga-se uma quantidade quase infinita de informação como a INTERNET e com uma rapidez de acesso em qualquer parte do mundo, ou quase. Já não necessitamos de carregar com quilos de pastas ou papeis para uma reunião, a quilómetros de distância onde vamos apresentar um extenso relatório e que por azar falta aquele gráfico importantíssimo para a mesma apresentação. Basta pedir a um colega do escritório para o enviar por MAIL e em segundos temos o problema resolvido.

            Ao longo da história temos muitas invenções maravilhosas e sem elas não tínhamos o mundo que temos hoje. Mas a INTERNET é mesmo das mais fantásticas. Talvez porque as outras já são um dado adquirido. Porque, para existir a INTERNET houve a invenção dos computadores, da televisão, dos telefones, e todos os seus componentes, da electricidade e tudo isto não seria possível sem uma das primeiras invenções da história. A roda, que tem milhentas utilizações. A INTERNET também já é uma invenção do século passado, só é a mais recente. Usem e abusem, porque vale a pena.

1 comentário: