foi o IX ENCONTRO de BLOGUES na SERRA da ESTRELA... (reportagem fotográfica e escrita)



Decorreu no passado dia 23 de Maio de 2015 o IX Encontro de Blogues da Serra da Estrela, tendo sido realizado na freguesia de Santa Comba de Seia e organizada por mim, Nuno Pinheiro.
Quando me propuseram a organização, fiquei com dúvidas relativamente à freguesia onde deveria decorrer o IX Encontro. A freguesia onde resido (Santa Comba de Seia) é rica em história mas não tem muitos monumentos ou zonas históricas e a maior parte das empresas existentes estão fechadas ao sábado. Mas passado algum tempo já tinha definido qual o programa que iria percorrer as três localidades que compõem a referida freguesia.
Ponto de encontro Terreiro de S. Sebastião.

Começámos por visitar o Canil Vale do Juiz, onde o Egdar Dolgner cria cães da Serra da Estrela e Podengo Português Pequeno, duas raças fantásticas, portuguesas e completamente distintas uma da outra. O canil tem vários títulos nacionais e mundiais, conseguidos com alguns dos exemplares ali criados. Como foi referido pelo nosso anfitrião, o canil não é sustentável financeiramente, mas o gosto pelos animais e o prazer de conseguir apurar duas raças portuguesas (conseguindo “exportar” e levando o nome de Seia e Portugal além fronteiras) é mais forte do que a obtenção do lucro; que acaba por ser o objetivo de qualquer negócio.
Terminada esta visita, seguimos para a Quinta da Bica, produtora de vinho Dão, com o mesmo nome. Fomos recebidos pela D. Filipa Sacadura Botte, é ela a mulher do leme daquela que é uma referência na produção de vinho Dão a nível nacional e internacional. Os vinhos são detentores de vários prémios e galardões, que segundo a D. Filipa, é uma grande responsabilidade e obriga a ser cada vez  
melhor, ano após ano. Visitámos alguns dos pátios que circundam a Casa da Bica, a capela, assim como parte da adega, onde se faz e guarda o precioso néctar.
Durante e após a visita foi mantido um diálogo interessante entre os visitantes e a
D. Filipa. Ficámos a saber que o trisavô do Sr. João Sacadura Botte (marido da D. Filipa, já falecido), foi o mentor da região demarcada do Dão e foi um grande vitivinicultor da sua época, tendo dado renome à região do Dão.
Até que alguém pergunta, "porque motivo só podíamos comprar o vinho Quinta da Bica no Intermarché de S. Romão?" (ficámos a saber que também podemos comprar na Quinta) Ao que nos foi respondido que os grandes distribuidores estão a pressionar em muito a agricultura em Portugal; os preços que negoceiam e os prazos de pagamento estrangulam por completo o pequeno e médio produtor, não podendo competir, muitas das vezes, com produtos importados, mesmo os de
qualidade inferior. Por esse motivo os grandes distribuidores não fazem parte da sua carteira de clientes, preferem vender nas casas da especialidade e exportar.
Seguiu-se o almoço no Restaurante Mira-Sol, situado junto à Estrada da Beira (nacional 17) em Santa Comba de Seia. Onde fomos muito bem recebidos e servidos. No final da refeição fomos todos presenteados com o ultimo livro escritopor Mário Jorge Branquinho; Estranhos Dias à Janela. Uma surpresa muito agradável. Mas as surpresas não ficaram por aqui.
Depois do excelente repasto estava marcada a visita à jovem empresa Miconaturis, produtora de cogumelos SHIITAKE. A mesma é propriedade de dois jovens empresários, ambos com os seus negócios, mas unidos pelos cogumelos e com ascendência na Lapa dos Dinheiros. Apesar da juventude, da empresa, já estão bem implantados no mercado e com boas perspetivas de crescimento. Têm também parceiros que produzem licor, doce, patê e enchidos de cogumelos.
Todos percebemos como se cultiva o referido fungo e o trabalho manual que dá até chegar ao prato do consumidor final. Também aqui, e após a visita às instalações, tivemos uma agradável conversa com os dois sócios, acompanhada com licor de cogumelo. E inevitavelmente, um dos temas, foi a distribuição/venda e a conclusão foi exatamente a mesma. É muito difícil manter uma empresa vendendo apenas a estes grandes distribuidores que supostamente apoiam os
produtos portugueses, pelos motivos já antes referidos.
Podemos comprar cogumelos acabados de apanhar, bastando para isso contatar a empresa, Miconaturis.
Relativamente a todos os nossos anfitriões, ouvimos uma vontade enorme de lutar e ficar no interior para contrariar a desertificação e contribuir para a empregabilidade da nossa região, apesar das dificuldades inerentes à
interioridade.
Finalmente chega a hora do lanche, em minha casa, uma surpresa, para todos os
participantes, que não estava no programa. Mas surpresa maior estava guardada pelo Carlos Nabais, um pequeno, grande truque de magia no final de tudo e para a despedida. Simplesmente fantástico.
Os participantes deste ano foram o Tó Amaro, Zé Fernandes e Paulo Fernandes de Loriga, o Manuel Dias e a D. Zezita Maria da Barriosa, José Luís Baptista de Torrozelo, Mário Branquinho de Seia, Carlos Nabais de Gouveia e José Pinto da Cabeça e eu Nuno Pinheiro. Alguns dos participantes habituais não estiveram presentes por motivos pessoais.

Em breve será divulgado o organizador do X Encontro de Blogues...

























Mensagens populares deste blogue

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016