ARTIS XII Festival de Artes Plásticas de Seia (programa)


ARTIS 2014 – XII Festival de Artes Plásticas de Seia
3 Maio / 29 Junho 2014 (3th May / 29th June 2014)
Casa Municipal da Cultura de Seia


Programa | Atividades paralelas


EXPOSIÇÃO COLETIVA DE PINTURA E ESCULTURA
Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia
3 de Maio – 21:00 Horas - Inauguração
Exposição coletiva de pintura e escultura realizada no âmbito do Festival de Artes Plásticas ARTIS XII. Percursos criativos de artistas locais e outros convidados, que têm como pano de fundo a “magia da montanha”, enquanto pretexto de partida criativa e de valorização da cultura local.
Entrada livre.
Horário:
De segunda a sexta – das 10 H às 18 Horas e Domingos das 15H às 17:30 Horas




EXPOSIÇÃO COLETIVA DE FOTOGRAFIA
Foyer do cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia
3 de Maio – 21:45 Horas - Inauguração
Exposição coletiva de fotografia realizada onde se cruza o olhar da magia da montanha e outros olhares, na objetiva de aproximadamente 3 centenas de fotógrafos locais e outros convidados.
Horário: De segunda a sexta – das 10 H às 18 Horas e Domingos das 15H às 17:30 Horas




EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA | SENNA EM PALCO, 10 ANOS DE TEATRO (2004-2014)
Montras da antiga loja SOFAL
Integrada no programa do Festival ARTIS, esta exposição pretende levar mais próximo do público senense algumas das atividades desenvolvidas pelo grupo de teatro comunitário Senna em Palco, residente na Casa da Cultura. Uma década de teatro através de imagens de espetáculos, montagens, formação, participação em festivais, e muitas histórias para recordar.




EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA | BOMBEIROS DE SEIA_80 ANOS
Quartel Bombeiros de Seia
Fotografias que marcam o percurso de 80 anos de atividade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia. Uma efeméride associada ao Festival ARTIS, procurando valorizar-se a importância histórica e artística das fotografias que atravessam dois séculos e nos trazem à memória a ação dos bombeiros de Seia.



ORQUESTRA DIDÁTICA DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SEIA
3 Maio | Sábado - 22:00 Horas | Cineteatro da Casa Municipal da Cultura
Concerto com a Orquestra Didática do Conservatório de Música de Seia, que integra os alunos do Regime Articulado do Ensino Artístico Especializado de Música dos Agrupamentos de Escolas de Seia, Guilherme Correia de Carvalho e Escola Secundária, de Nelas, de Oliveira do Hospital e do Agrupamento Escolas de Gouveia.

Antes do concerto, haverá homenagem a artistas locais, numa ação da Associação de Arte e Imagem de Seia.
Entrada livre




“UM DIA PARA… SORRIR, COMPREENDER, TOLERAR… À DESCOBERTA DE SEIA
7 e 14 de Maio - 14:00 H | Ruas de Seia
No âmbito dos trabalhos conjuntos resultantes dos Encontros A Rede em Prática (s)dinamizados pela Rede Social de Seia e ADRUSE as entidades: Casa de Santa Isabel – Instituto de Pedagogia Curativa e Sócio-terapia, Casa do Povo de Seia, Centro de Assistência Social Nossa Senhora de La Salette, Escola Evaristo Nogueira, Santa Casa da Misericórdia de Seia, Solar do Mimo em colaboração com os diferentes serviços da Câmara Municipal de Seia vão realizar o Caminho da Igualdade, envolvendo 100 crianças, jovens e adultos portadores de deficiência. Esta actividade inclui actividades lúdico-culturais que tem como principais objectivos a promoção da convivência social, da compreensão, da empatia, tolerância e da inter-ajuda através das Artes."


ALUMBRONES, Bruce Donnelly, EUA, 2013, 72’
10 Maio | Sábado – 15:30 H | Cineteatro da Casa da Cultura


Este documentário exibido em Sessão Especial do CineEco 2013, mostra o trabalho e a vida de doze artistas cubanos contemporâneos, que vivem em Havana. Visitando cada um deles em suas casas ou atelieres, o filme explora os estilos variados, as técnicas utilizadas, os temas, filosofias e ideias presentes no seu trabalho. Mas sobretudo os muitos obstáculos e dificuldades que enfrentam no dia-a-dia. Através de entrevistas, o filme abrange um leque diversificado de temas como amor, sexo e música, bem como questões prementes para a vida em havana: a escassez de oferta e materiais para trabalhar, (com recurso aos aproveitamentos e reciclagem), e os apagões constantes ("apagones"), na energia que afetam o trabalho e a vida familiar.




SERAFIM CONTADOR DE HISTÓRIAS | STAND UP COMEDY
13 de Maio | Terça-feira – 22:00 H| Auditório da Casa da Cultura

Jorge Serafim, alentejano de gema (nascido e criado em Beja), como humorista/Stand Up Comedian e contador de histórias, tornou-se conhecido do grande público devido à sua participação regular em programas de televisão dos quais, há a destacar: Levanta-te e Ri no canal SIC, Fátima Lopes no canal SIC, Sempre em pé na RTP2, Sexta à Noite na RTP1, Portugal Sem Fronteiras na SIC Internacional.
Define-se como um esmerado cozinheiro nas artes da boa-disposição. Narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas em situações que nem lembram ao diabo, gosta de as temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto. Depois de a elas lhes tomar o gosto, refoga-as com muita sátira aos bons, maus e piores costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha. Arremata o suculento cozinhado com um polvilhado de Stand Up Comedy, mais uns baguinhos de nonsense e finalmente, confecionadas as gargalhadas é favor rir a bandeiras despregadas.
in www.portaldeartistas.pt




2ª MOSTRA DE MÚSICA MODERNA DE SEIA | MMMS
17 Maio | Sábado – 21:30 Horas | Cineteatro da Casa da Cultura
Pretende-se dar continuidade a esta Mostra, que no ano passado se revelou bastante positiva e criativa, como forma de dar oportunidade a vários grupos de Seia de se apresentarem ao público numa noite. Será também proporcionado convívio entre os músicos participantes.




FESTIVAL ESPECIAL
18 Maio | Domingo – 15:30 H | Cineteatro da Casa da Cultura
O Festival Especial é um pretexto para promover e integrar as pessoas portadoras de deficiência na comunidade, dar a conhecer as suas potencialidades e capacidades assim como dar a conhecer e valorizar o efeito da terapia através da música, na qualidade de vida.




10 ANOS SENNA EM PALCO
24 maio | Sábado – 21:30 H | Casa da Cultura
Para comemorar os 10 anos do Grupo Senna em Palco, Grupo de Teatro residente na Casa da Cultura, pretende-se envolver os participantes que fizeram parte da sua história e, através de um percurso no espaço da casa da cultura, apresentar uma retrospectiva desta década de teatro em Seia. Contará ainda com uma exposição na antiga loja Sofal e uma festa noturna




HÁ DIAS ASSIM, Teatro das Beiras
5 de Junho | Quinta-feira – 14:30 H | Cineteatro da Casa da Cultura
Armindo, um senhor já de idade, vai dedicando os seus dias a acarinhar a sua neta Rita (com quem vive) e a tentar convencê-la a viajar para o sítio dos seus sonhos. Rita, por seu lado é uma rapariga que sai todos os dias de casa à pressa para o seu emprego. O medo de o perder faz com que trabalhe acelerada e maquinal para tentar satisfazer as vontades do patrão. Mas o cansaço e a exaustão fazem com que vá deixando para segundo plano os laços afetivos, que ficam em falta principalmente com o seu avô. Estes acontecimentos, são presenciados pelo boneco de estimação de Rita, que tinha sido oferecido pelo seu avô quando ela era uma criança. Quando chega o dia em que Armindo decide que não adiará mais a sua viagem, apenas leva consigo uma mala com recordações. O boneco perante a decisão de Armindo, vai aparecer a Rita tocando uma canção que ela conhece. Rita apercebe-se daquilo que está a perder. Quando volta a casa procura pelo avô e não o encontra. Rita vai ter de tomar uma decisão: “ficar ou ir!?”.


Encenação: Pedro da Silva; Interpretação: Pedro Damião e Sara Gabriel; Cenário: Fernando Landeira; Desenho de luz: Jay Collin; Produção: Sónia Botelho e Susana Gouveia;Secretariado: Eugénia Nunes; Assessoria de imprensa: Vanessa da Silva; Cartaz: Vanessa da Silva & Ivo Silva; Fotografias: Vanessa da Silva, Pedro Damião e Fernando Landeira




(ES) MOTIN – ESCRITA E MOMENTOS DE OFICINAS TEATRAIS IN LOCO
5 Junho | 21:30 H | Cineteatro da Casa da Cultura
Trata-se de um conjunto de percursos de escrita criativa através da linguagem dramática gerados e desenvolvidos nas Oficinas de Expressão Dramática / Teatro, a quando da lecionação de aulas durante 9 anos. Os quatro textos criados " Coros da Noite" ; " "Xadrez... Xeque-mate?"; "Colares" e "Vam(p)irados/Vam(p)iretes" estiveram integrados num processo dramático/teatral com adolescentes, tendo como objetivo evidenciar algumas problemáticas com que o “mundo adolescente” se debate com algum sentido crítico/construtivo e divergente. Por outro lado, o autor pretende fornecer uma proposta dramatúrgica a quem a pretender levar a cena.
A ideia dos textos nasceu aquando da realização anual de uma Mostra de Teatro Infanto - juvenil, denominado Motin, organizado pelo Município de Seia, que começa por incentivar as instituições escolares e os seus respetivos clubes de teatro, a criarem o próprio texto, a desenvolver um processo de linguagem dramática e, no final apresentá-lo à comunidade, num dia a determinar.
Esta atividade tem a colaboração especial e plástica do pintor surrealista Luiz Morgadinho que ilustrou de forma soberba todos os textos, criando também um objeto surpresa para apresentar nesse dia.
Público-alvo: faixas etárias do 3º Ciclo e Ensino Secundário.
Duração: 60 minutos




EXERCICIO FINAL DO VII CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL
21 Junho | Sábado – 21:30 H | Cineteatro da Casa da Cultura
Os participantes no VII Curso de Iniciação Teatral da Casa Municipal da Cultura de Seiaapresentam um exercício final, sob a orientação de Alexandre Sampaio, culminando esta formação criativa iniciada em Fevereiro.




RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NAS ALDEIAS DE MONTANHA DE SEIA
27, 28 e 29 Junho | Sabugueiro e Loriga
A Câmara Municipal de Seia, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia leva a efeito as chamadas Residências Artísticas nas Aldeias de Montanha de Seia.
Trata-se de uma iniciativa organizada no âmbito do Festival ARTIS e que tem por objetivo apoiar os criadores, incentivar novas abordagens artísticas, promovendo simultaneamente o concelho de Seia.



Esta iniciativa, associada à formação/educação de públicos junto das populações locais, constitui também um contributo muito significativo para o enriquecimento da experiência cultural da região. Por isso, contará com a colaboração das Juntas de Freguesia das respetivas aldeias e unidades hoteleiras, restaurantes e demais entidades locais. Abrangerá as áreas de Literatura, Pintura, Escultura, Fotografia e Música.


Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...