Narciso do Mondego, Narcisus scaberulus (Amaryllidaceae), em vias de extinção...

No passado dia 09/03/2014, fomos até ao Seixo da Beira, para a Rota Narciso do Mondego, uma caminhada que pretende dar a conhecer esta planta em vias de extinção e que só existe nas encostas dos rios Mondego Seia e Cobral. 
Breve descrição tirada deste link:
O Narciso-do-Mondego foi descrito pela primeira vez para a ciência pelo Professor Júlio Henriques. É um endemismo lusitano (BA e BL), que ocorre apenas ao longo do curso médio da bacia hidrográfica do rio Mondego (encostas dos vales dos rios Mondego, Seia e Cobral). Estima-se que a sua área de ocorrência seja um pouco superior a 50 km², repartida por vários núcleos populacionais com relativa continuidade pelos concelhos de Carregal do Sal, Gouveia, Mangualde, Nelas, Oliveira do Hospital, Seia e Tábua.

Ocorre preferencialmente sobre plataformas e afloramentos rochosos graníticos, em pinhais e clareiras de matagais. As inflorescências suportam de uma a cinco flores pequenas, de um amarelo vivo, e as tépalas são ovadas maiores ou do mesmo tamanho que a coroa. O período de floração é muito curto e decorre entre os meses de Fevereiro e Março. O Sítio de Interesse Comunitário Carregal do Sal, incluído na Rede Natura 2000, foi criado e delimitado fundamentalmente devido à presença desta espécie. Encontra-se incluída no Plano Nacional de Conservação da Flora em Perigo e listada nos Anexos II e IV da Directiva habitats. Possui também vários núcleos fora da área geográfica do Sítio.
Os fogos que passado Verão consumiram uma área significativa ao longo do vale do Mondego, vieram de alguma forma beneficiar esta espécie, ou pelo menos torná-la mais visível e competitiva, em alguns locais, onde o estrato arbustivo formado por giestas e estevas era já demasiado extenso e denso. Este geófito encontra-se neste período em plena floração.


Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...