quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dia da Floresta Autóctone - Acção de Plantação na Mata do Desterro 23/11/2013

texto retirado do site do CISE, fotos e vídeo da autoria do Pinhas...
A integração da população num projecto demonstrativo e com efeitos práticos para a conservação da natureza constitui um meio extremamente eficaz de sensibilização e responsabilização. Assim, esta iniciativa constitui um bom exemplo do que poderá ser alcançado, aproveitando as sinergias entre as instituições públicas e a população da região.
O CISE convida todos os interessados em dar o seu contributo para a recuperação da floresta autóctone na região e, da Mata do Desterro em particular, a participarem nesta acção.

Ponto de encontro: CISE

Hora de saída: 9h00

Recomendações: Calçado confortável, agasalho, impermeável e merenda para o almoço.

- A actividade é gratuita.

- O transporte é da responsabilidade dos participantes.

- A realização da actividade está dependente das condições meteorológicas.

Pode fazer a sua inscrição aqui, através do endereço de correio eletrónico cise@cise-seia.org.pt ou através do telefone 238 320 300.


O Dia da Floresta Autóctone comemora-se no dia 23 de Novembro e foi instituído com o objectivo de divulgar, valorizar e alertar para a necessidade de conservar e proteger as florestas e as espécies arbustivas e arbóreas que ocorrem naturalmente no nosso país. Dela fazem parte espécies nativas do nosso território como os carvalhos, o castanheiro, o freixo, o azevinho, o medronheiro, entre outras, que estão melhor adaptadas às condições do solo e clima locais, e são mais resistente aos incêndios, às pragas e doenças quando comparadas com as espécies introduzidas. A floresta autóctone desempenha um conjunto relevante de funções e serviços ambientais. Contribui para a formação do solo e protecção contra a erosão, participa na manutenção e regularização do regime hídrico e da qualidade da água, funciona como sumidouro de gases com efeito de estufa e na produção de oxigénio e na conservação da natureza e da biodiversidade, o que faz dela um património colectivo cuja protecção, preservação e fomento diz respeito a cada um de nós.

O programa Floresta Comum (www.florestacomum.org/) tem como objectivo principal fomentar e incentivar a criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológico.


Sem comentários:

Enviar um comentário