Festa da TRANSUMÂNCIA e dos PASTORES, voltou à cidade de Seia... fotos!


A subida do gado de Seia para a serra da Estrela, em busca de melhores pastos, voltou a cumprir-se no dia 29 de junho, uma prática que este ano foi associado ao evento regional “Grande Rota da Transumância” e que, para além da dezena de pastores que acompanharam os rebanhos, foi vivenciado por cerca de duas centenas de pessoas.
O pastor juntou o gado das zonas baixas de Seia, aproximadamente de 1000 ovelhas e cabras, proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira), e encaminhou-o para locais mais frescos e a maior altitude na alta Montanha, local onde permanecerá até ao final de agosto. Esta forma de transumância, que se realiza todos os anos, ganhou este ano maior expressão com a passagem do gado no centro da cidade, como já não acontecia há largos anos.

O gado concentrou-se no largo da Câmara por volta das 9h, local onde os participantes se juntaram aos pastores acompanhando os rebanhos numa viagem pela transumância, que terminou às 18h na aldeia dos Pastores, o Sabugueiro.
Pelo caminho, associado às práticas e tradições locais, e em parceria com as associações locais, houve momentos de animação, com uma merenda à moda antiga servida na Póvoa Velha, a meio da manhã (recreando o ambiente das merendas no campo), animada pelo Grupo de Concertinas de Paranhos da Beira.
Uma hora depois o gado chegou à Sr.ª do Espinheiro, onde foi servido o almoço, a que se seguiram momentos animação, protagonizados pelo Grupo de Concertinas de Paranhos da Beira, pelo Grupo de Teatro Senna em Palco e pelo Rancho Folclórico de Seia, enfim verdadeiros momentos de festa e convívio. Por volta das 16h, retomou-se a viagem, acompanhando os rebanhos pelos seculares caminhos da transumância, em direção ao Sabugueiro.

A passagem dos rebanhos pela aldeia dos Pastores deu-se por volta das 18h, itinerário que terminaria no Coucharil/ Câmara de carga. Entretanto, os participantes foram os convidados para mais um momento de festa, no qual a autenticidade das festas d´aldeia associadas às tradições e cultura da transumância e pastorícia foram o conceito. A animação esteve a cargo das concertinas e do Rancho Folclórico “Os Pastores” de São Romão.


A “Grande Rota da Transumância” é uma estratégia intermunicipal promovida pela Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, pelo ICNF- Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, pela Naturtejo e pelo Município da Guarda, que aqui envolve como parceiros os municípios de Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Manteigas e Seia.
o Pinhas, acompanhou a subida, até à Povoa Velha!
artigo retirado do site; http://www.cm-seia.pt




















Mensagens populares deste blogue

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha