XI Exposição de Fotografia de Ambiente no CISE em Seia, SERRA da ESTRELA


A serra da Estrela possui uma fauna selvagem que se caracteriza por uma riqueza e diversidade elevadas, constituindo, em Portugal, uma das áreas de montanha mais importantes para a conservação da natureza. Esta riqueza resulta, em grande medida, da significativa diversidade de habitats existente numa área vasta e onde a acção negativa do homem sobre os ecossistemas naturais tem sido pouco marcada.
A fauna selvagem presente inclui um número muito significativo de anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Alguns destes animais, como a fuinha, o sapo-comum ou a lagartixa-do-mato, têm uma distribuição alargada a nível nacional, sendo considerados comuns. Outros, em particular as espécies que estão associadas a ambientes de altitude, como são os casos da escrevedeira-das-neves e da lagartixa-da-montanha, tem uma ocorrência mais restrita, encontrando-se na serra as principais populações do país.

As imagens que integram a exposição Fauna selvagem da serra da Estrela pretendem dar a conhecer alguns dos animais, que se podem observar na serra da Estrela e, em simultâneo, contribuir para a sua preservação.

Para mais informações sobre as datas e locais da expoisção visite o sítio www.cise.pt.

Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha