O Festival ARTIS, regressou e vai decorrer na Casa da Cultura de Seia, de 4 de Maio a 9 de Junho de 2013. A concurso a elaboração do CARTAZ 2013!


Abertas inscrições para Festival ARTIS, que decorrerá na Casa da Cultura de Seia


O Município de Seia em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia vai levar a efeito de 4 de maio a 9 de Junho a XI edição da ARTIS – Festival de Artes Plásticas de Seia. O certame decorrerá na Casa Municipal da Cultura e no Posto de Turismo de Seia e constituiu-se como um contributo para a valorização da criação artísticas dos agentes locais, nos domínios da pintura, escultura, fotografia, música e outras áreas criativas.
Por isso todos os interessados em participar, poderão consultar o Regulamento das várias Mostras que vão decorrer. Todas as obras concorrentes à Mostra deverão ser entregues na Casa Municipal da Cultura, até ao dia 15 de Abril de 2013 e os dados para o catálogo das obras selecionadas, deverão ser fornecidos em suporte digital, juntamente com os quadros, até esta data.
Embora possam ser apresentados trabalho com tema livre, o tema sugerido este ano será (DES)FORMATAÇÃO, no sentido em que, se considera que a sociedade atual está demasiado formatada e por ventura a necessitar de novos olhares e atitudes de desformatação, com base em novas ideias e caminhos, fora dos cânones habituais.
A organização lançou também o desafio aos artistas locais para a concepção do Cartaz do Festival, cujas propostas podem ser apresentadas na Câmara Municipal até dia 25 de Março.
O Festival ARTIS que este ano não contempla a parte competitiva, conta ainda com diversas iniciativas paralelas, entre elas workshops, ações de animação de rua e uma
Mostra de Música Moderna de Seia no dia 8 de Junho.
Os músicos interessados em participar nesta Mostra, poderão apresentar até dia 4 de Maio na Casa da Cultura, até três temas originais, com duração até 3,5 minutos cada, em tema livre ou pelo menos um subordinado ao tema do Festival – (DES)FORMATAÇÃO.


CONCURSO

Cartaz ARTIS 2013

REGULAMENTO
1 – INTRODUÇÃO

1.1 No âmbito da ARTIS, a Câmara Municipal de Seia (CMS) em parceria com a Associação de Artes e Imagens de Seia, propõe-se levar a efeito um concurso de cartaz, para a divulgação pública do evento.

2 – OBJETIVO

2.1 O concurso vai selecionar um cartaz original que divulgue o Evento.

3 - PARTICIPANTES


3.1 Este concurso é aberto a todos os interessados que desejem concorrer, individualmente ou em equipa.

4 - CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

4.1 Ao participar no concurso, os concorrentes aceitam todas as cláusulas do presente regulamento.

4.2 Cada concorrente pode apresentar a concurso até 2 propostas.

4.3 As propostas de cartaz devem ser inéditas e originais, da autoria do candidato, e destinar-se apenas aos fins deste concurso, não podendo em caso algum ter sido publicadas ou expostas anteriormente.

4.4 O candidato é responsável pela originalidade do cartaz apresentado. Em caso de utilização de materiais que não sejam da sua autoria, os respectivos direitos de autor devem ser salvaguardados.

5 - CARACTERISTICAS DA PROPOSTA

5.1 O cartaz deve obedecer aos seguintes requisitos:

- Corresponder às dimensões de 42x29,7cm (A3) e a sua orientação terá que ser vertical

5.2 No Cartaz devem constar, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

- Artis XI
- Festival de Artes Plásticas de Seia
- 4 de maio a 9 de Junho de 2013
- Escultura, Pintura e Fotografia
- Logótipo da Câmara Municipal de Seia, respeitando as normas gráficas de utilização

5.3. O cartaz tem de ser acompanhado de um texto explicativo do trabalho desenvolvido, o qual não deverá exceder as 200 palavras.

5.4 O envelope deverá conter uma cópia do trabalho em tamanho original e um CD com o cartaz a concurso, em formato digital (JPG,) com tamanho 42x29,7cm (A3) e 300 dpi’s de resolução.

5.5 O vencedor será convidado a elaborar o grafismo (baseado no cartaz) para os restantes suportes referentes ao evento, caso não esteja interessado, os mesmos serão elaborados pelos técnicos do Município.

6 - ENTREGA DA TRABALHOS

6.1 Os projetos terão que ser entregues até às 17 horas do dia 25 de Março, ou enviados por correio, fazendo prova o carimbo dos CTT, para:

- Município de Seia
   Largo António Borges Pires
   6270-494 Seia
6.2 No mesmo envelope podem ser enviados vários trabalhos individuais, desde que devidamente identificados.

7- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

7.1 O cartaz é avaliado de acordo com os seguintes critérios:

- Adequação da mensagem ao tema do concurso
- Eficácia da mensagem
- Originalidade e criatividade
- Qualidade técnica
- Qualidade estética

8 – JÚRI

8.1 O Júri será composto por 5 elementos.

8.2 O júri poderá não eleger um vencedor caso entenda que as propostas não se enquadram nos objetivos do concurso.

8.3 Os resultados públicos do concurso serão dados a conhecer publicamente após a reunião decisória do Júri, que terá lugar na primeira semana de Abril.

8.4 A decisão do Júri é irrevogável.

9 – DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Os trabalhos que cumpram os requisitos serão expostos no site da CMS.

9.2 O vencedor obriga-se a entregar as artes finais do trabalho, em formato editável (Freehand, CorelDraw, Adobe Ilustrator ou Adobe Photoshop).

9.3 O cartaz selecionado e os respetivos direitos de autor serão pertença da Artis.

9.4. Os trabalhos entregues não serão devolvidos pelo correio, podendo ser levantados diretamente na Câmara Municipal (Gabinete de Comunicação e Relações Públicas).

9.5. A CMS pode incluir no cartaz vencedor outra informação que pontualmente tenha interesse em divulgar.

9.6 A resolução de situações omissas no presente regulamento é da exclusiva responsabilidade do Júri do concurso.

www.artisdeseia.blogspot.com

Casa Municipal da Cultura de Seia - Av. Luis Vaz de Camões, 6270 – 484 – Seia
Telf. 238 310 249
Tlm. 96 486 25 21 * casacultura@cm-seia.pt

www.casadaculturadeseia.pt

Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...