terça-feira, 30 de outubro de 2012

Rural Castanea - Festa da Castanha em Vinhais 2012, apontamento fotográfico do Pinhas!

Um fim de semana, fun tástico em Trás dos Montes, mais precisamente em Vinhais. 
Na terra dos soutos a perder de vista!


Aquilo que de melhor temos em Portugal e que a UE pagou para não produzirmos/cultivarmos.
É disto que precisamos, para "levantar" a nossa economia. Muita produção nacional.
RuralCastanea RuralCastanea

O maior assador de castanhas do mundo! 
RuralCastanea RuralCastanea

Chega de Touros - é uma tradição do nordeste transmontano, que atrai sempre o povo, uma prática corrente que mede a rivalidade entre as aldeias, são confrontos normais entre touros, geralmente de raça mirandesa, que raramente causam ferimentos nos animais.

Existe Campeonato Nacional p/ as Chegas de Touros!


RuralCastanea RuralCastanea

Grupo local de teatro, representando algumas lendas locais!
RuralCastanea RuralCastanea

Quinta dos Castanheiros em Negreda/Vinhais onde dormimos. Simplesmente fun tástico.
RuralCastanea RuralCastanea RuralCastanea

Este cão pachorrento, foi-nos dar os bons dias. Quando demos conta, já tinha o seu grande focinho dentro do quarto. A foto anterior vê-se parcialmente a porta do quarto dá direto para a rua.
RuralCastanea

O Parque Biológico de Vinhais, onde está inserido o Centro Interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas e logicamente, estão as raças originárias da Serra da Estrela. Prometido o regresso por alturas da Primavera para percorrer os vários percursos pedestres no Parque Natural de Montesinho. 
RuralCastanea

Perícia Equestre.
RuralCastanea RuralCastanea

Agradeço mais uma vez a quem teima em manter e preservar a nossa tradição.

Antes da abertura da Festa surgiu esta notícia;
Um grupo de empresários franceses acaba de investir mais de quatro milhões de euros numa fábrica de transformação de castanha no pequeno munícipio de Vinhais, em Trás-os-Montes. O investimento vai permitir a criação de 50 postos de trabalho e é descrito pelo autarca local como "um milagre".
 

De acordo com Américo Pereira, edil de Vinhais, aquele município "concentra metade da produção nacional de castanha, que exporta para diversos países, nomeadamente para os franceses, que decidiram transformar no local a castanha que há vários anos recebiam desta zona portuguesa".
 

Numa altura em que o país assiste ao encerramento de empresas "e em que só se ouve falar de desemprego, despedimentos e redução de postos de trabalho", a nova fábrica abre na próxima semana no concelho transmontano, adiantou Américo Pereira, citado pela Lusa, e "terá capacidade para transformar a castanha produzida em todo o país".
 

O investimento foi divulgado pelo autarca na abertura da Rural Castanea, feira anual de promoção da castanha que começa a ombrear com o conhecido e tradicional fumeiro de Vinhais. 
 

"O futuro está nestes produtos", vincou o socialista, acrescentando que a dedicação das gentes locais a estas atividades é a razão de "a crise estar a ter reflexos menos negativos no mundo rural, que tem sabido manter alguma forma de subsistência".

5 comentários: