Na Folgosa da Madalena a tradição ainda é o que era... Romaria das ovelhas à capela de S. João Baptista!

Durante os festejos do S. João, fomos à Folgosa da Madalena/Santiago/Seia, assistir a uma romaria única no concelho de Seia; a Romaria das Ovelhas.
É uma tradição centenária, onde os pastores levam os seus rebanhos a dar duas ou três voltas à capela de S. João Baptista, na Folgosa da Madalena. Fiquei curioso, por ver que davam 3 voltas para a direita e 3 para a esquerda, mas a explicação é simples; assim, não ficam tontas.
Contam os habitantes da aldeia que a romaria se devia ao agradecimento dos pastores pela saúde dos seus rebanhos. Hoje em dia é mais por tradição, que vale a pena manter.
Os animais escolhidos, são os melhores do rebanho, o pastor tinha e tem orgulho em mostrar a vitalidade e beleza das suas "companheiras(os)". No passado, os chifres eram enfeitados com fitas ou bolas de várias cores.
Este ano compareceram 6 pastores, cada um com os seus melhores animais (como já disse).
Um dos pastores veio a pé com o seu rebanho, de Vila Nova de Tázem, pelo quarto ano consecutivo.
A romaria é feita a correr em redor da capela, já referida, com o pastor a comandar, recebendo no final os parabéns.
Alguns dos animais "vestem", uns chocalhos impressionantes, conforme podem ver nas imagens. Aliás todos eles/elas, têm sinos ou chocalhos, fazendo um barulho tremendo. Barulho esse, que para estes lados significa rebanho aproximar-se ou nas proximidades. Vimos ainda, um dos rebanhos a ser "comandado" por uma jovem.
Espero que a tradição continue a ser o que é na Folgosa da Madalena, assim os pastores(as) tenham vontade, para nela participar...













Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...