Avançar para o conteúdo principal

11 de Setembro de 1985 - Alcafache - Maior acidente ferroviário em Portugal. 24 anos.

Não perguntem como, mas todo o post, que eu tinha publicado, desapareceu.
Só ficou o titulo.
Aqui está novamente.

Todos os anos reza-se uma missa, no local da tragédia.
Este ano é no próximo Domingo.


in arquivo Sic Online
Em 1985, como hoje, o mês de Setembro assinalava o fim das férias dos emigrantes portugueses. Para muitos, o transporte era um comboio Sud-Express, que ligava o Porto a Paris. Mas no dia 11 de Setembro, a viagem acabou em Alcafache, onde o Sud-Expresso chocou com um comboio regional. Foi um dos piores acidentes ferroviários de sempre em Portugal.

Como o comboio internacional seguia com 18 minutos de atraso, o cruzamento com o regional foi transferido para Moimenta de Maceira Dão-Alcafache. No entanto, uma falha de comunicação permitiu que o regional partisse dessa estação sem esperar pela chegada do Sud-Express.

Em 1985, não era possível comunicar com o comboio em andamento e a linha da Beira Alta era, como hoje, de via única. O choque era inevitável e as carruagens incendiaram-se logo de seguida.

No Sud-Express seguiam mais de 300 passageiros. Na composição regional, estavam cerca de 40. Os números oficiais apontam para 37 mortos e 170 feridos, mas nunca foi possível apurar o número certo de vítimas.

Vinte e dois anos depois do acidente, o Perdidos e Achados regressou a Alcafache e reencontrou pessoas que estiveram envolvidas na tragédia. Sobreviventes, bombeiros, testemunhas… pessoas cuja vida ficou marcada pelo o 11 de Setembro de 1985.


in Bombeiros Canas de Senhorim

"Encostámos as cabeças uns aos outros e chorámos". É com esta frase que Américo Pais Borges, clínico de profissão e antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, recorda a forma como as dezenas de bombeiros que prestaram socorro no acidente ferroviário de Alcafache se apoiaram uns aos outros perante um cenário perfeitamente dramático.

Mensagens populares deste blogue

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha