Avançar para o conteúdo principal

11 de Setembro de 1985 - Alcafache - Maior acidente ferroviário em Portugal. 24 anos.

Não perguntem como, mas todo o post, que eu tinha publicado, desapareceu.
Só ficou o titulo.
Aqui está novamente.

Todos os anos reza-se uma missa, no local da tragédia.
Este ano é no próximo Domingo.


in arquivo Sic Online
Em 1985, como hoje, o mês de Setembro assinalava o fim das férias dos emigrantes portugueses. Para muitos, o transporte era um comboio Sud-Express, que ligava o Porto a Paris. Mas no dia 11 de Setembro, a viagem acabou em Alcafache, onde o Sud-Expresso chocou com um comboio regional. Foi um dos piores acidentes ferroviários de sempre em Portugal.

Como o comboio internacional seguia com 18 minutos de atraso, o cruzamento com o regional foi transferido para Moimenta de Maceira Dão-Alcafache. No entanto, uma falha de comunicação permitiu que o regional partisse dessa estação sem esperar pela chegada do Sud-Express.

Em 1985, não era possível comunicar com o comboio em andamento e a linha da Beira Alta era, como hoje, de via única. O choque era inevitável e as carruagens incendiaram-se logo de seguida.

No Sud-Express seguiam mais de 300 passageiros. Na composição regional, estavam cerca de 40. Os números oficiais apontam para 37 mortos e 170 feridos, mas nunca foi possível apurar o número certo de vítimas.

Vinte e dois anos depois do acidente, o Perdidos e Achados regressou a Alcafache e reencontrou pessoas que estiveram envolvidas na tragédia. Sobreviventes, bombeiros, testemunhas… pessoas cuja vida ficou marcada pelo o 11 de Setembro de 1985.


in Bombeiros Canas de Senhorim

"Encostámos as cabeças uns aos outros e chorámos". É com esta frase que Américo Pais Borges, clínico de profissão e antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, recorda a forma como as dezenas de bombeiros que prestaram socorro no acidente ferroviário de Alcafache se apoiaram uns aos outros perante um cenário perfeitamente dramático.

Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha