quinta-feira, 9 de abril de 2009

Lembram-se da BD?




E os mais novos, sabem o que é?

Em casa da minha mãe, está um caixote, cheio de BD's.

Tiras, pranchas, vinhetas, balões. Palavras de uma arte especifica que consiste em contar histórias com recurso a texto e imagem: a banda desenhada. O livro MAX und MORITZ, editado no século XIX, do escritor e desenhador alemão Wilhelm Busch, é considerado o primeiro exemplar da BD como a conhecemos hoje. Começou por existir em tiras de jornais dominicais e foi nos EUA que os primeiros rivais fizeram o fenómeno saltar para outros formatos. nos primórdios. estão Yellow Kid (1895), Tarzan (anos 20), Little Lulu (1934), o Super-Homem (1938) e o Capitão América (anos 40).
A DC Comics, criadora do Batmam, Super Homem eMulher Maravilha, rivaliza com a Marvel e os seus Homem-Aranha, Hulk e Elektra. Na Europa, Timtim (Bélgica, 1929), Lucky Luke (Bélgica 1946), e Corto Maltese (Itália, 1967) são algumas das personagens mais marcantes do início da BD. No Japão , Astroboy foi o 1º herói de banda desenhada, em 1957, num cenário futurista, bem à moda do país do sol nascente.
Desde o pós-guerra, aliás o Japão manteve-se como principal consumidor e produtor de BD no mundo, estando na origem da manga (a palavra japonesa para «histórias aos quadradinhos»).

História, in Única do Jornal Expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário