Lembram-se da BD?




E os mais novos, sabem o que é?

Em casa da minha mãe, está um caixote, cheio de BD's.

Tiras, pranchas, vinhetas, balões. Palavras de uma arte especifica que consiste em contar histórias com recurso a texto e imagem: a banda desenhada. O livro MAX und MORITZ, editado no século XIX, do escritor e desenhador alemão Wilhelm Busch, é considerado o primeiro exemplar da BD como a conhecemos hoje. Começou por existir em tiras de jornais dominicais e foi nos EUA que os primeiros rivais fizeram o fenómeno saltar para outros formatos. nos primórdios. estão Yellow Kid (1895), Tarzan (anos 20), Little Lulu (1934), o Super-Homem (1938) e o Capitão América (anos 40).
A DC Comics, criadora do Batmam, Super Homem eMulher Maravilha, rivaliza com a Marvel e os seus Homem-Aranha, Hulk e Elektra. Na Europa, Timtim (Bélgica, 1929), Lucky Luke (Bélgica 1946), e Corto Maltese (Itália, 1967) são algumas das personagens mais marcantes do início da BD. No Japão , Astroboy foi o 1º herói de banda desenhada, em 1957, num cenário futurista, bem à moda do país do sol nascente.
Desde o pós-guerra, aliás o Japão manteve-se como principal consumidor e produtor de BD no mundo, estando na origem da manga (a palavra japonesa para «histórias aos quadradinhos»).

História, in Única do Jornal Expresso.

Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha