Fotógrafo, por acaso e quando me apetece... Caminheiro, menos vezes do que aquelas que quero!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
"Segunda maior central solar do mundo começou hoje a funcionar em pleno no Alentejo" in Público em 23.12.2008 link no titulo Pesqu...
-
Ponte Romana, sobre o Rio Seia. Rio Seia Nascente a 1350mts Alt. Nordeste do Cabeço de St. Estevão, União de Freguesias São Martinho e Santa...
Uma boa mostra de produtos regionais. Observando as fotos, percebe-se que se enquadram perfeitamente na região da Serra da Estrela - havendo quem defenda que O.H. já fica fora dessa região. Lembro-me que, no início dos anos 90, um professor da Universidade da Beira andava a fazer um estudo com vista à criação de uma região demarcada do queijo Serra da Estrela e questionava-se se O.H. seria de integrar ou não nessa R.D. mas não sei como ficou.
ResponderEliminarSérgio Reis
Em complemento ao comentário anterior, venho acrescentar o seguinte: a região demarcada do queijo da serra da estrela existe no papel desde 1985 (Decreto Regulamentar nº42/85)e o que se pretendia apurar em 1990 (no caso, a UBI)era uma possível identificação cultural através do queijo, atendendo à grande diversidade geográfica dos concelhos integrados nessa região demarcada. Oliveira do Hospital (e mesmo Nelas e Carregal do Sal) integra-se no grupo dos dez principais concelhos, mas a região demarcada abrange também algumas freguesias de Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.Percebe-se assim a legitimidade de algumas dúvidas e discordâncias, atendendo à diversidade geográfica, com acentuadas variações de altitude do pastoreio(de 250 a 1800 m), diferenças climatéricas e culturais.
ResponderEliminarA justificação desta região tão alargada tem a ver com os ovinos (raças Bordaleira e Mondegueira)assim como com os métodos de produção. O.H. situa-se portanto no núcleo de autenticidade ideal deste extraordinário produto típico regional que é o Queijo da Serra da Estrela, eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas Gastronómicas nacionais e que poderia ser uma importante alavanca da economia regional, considerando as suas potencialidades de exportação.
Sérgio Reis
Não tinha conhecimento d toda esta informação.
EliminarObrigado!