Aldebaran; a ESTRELA que inspirou os pastores ao "batizarem" a nossa SERRA e que marcava o inicio da TRANSUMÂNCIA estival, com o seu aparecimento...


Fábio Silva, antigo aluno da Universidade de Aveiro, desvenda o batismo da maior montanha portuguesa; e digo eu, descobre como começou a transumância!


"...Para responder a essa questão resolvi explorar o porquê da Serra ter aquele nome e se haveria registos históricos sobre a origem do mesmo. Não consegui encontrar nada, exceto as lendas locais. Existem várias versões, mas todas andam à volta de um núcleo que se mantém  elas falam de um pastor que vivia no vale do Mondego e que, vendo uma estrela nascer sobre uma serra no horizonte, decide ir atrás dela. Quando chega à Serra o pastor decide dar-lhe o nome de Serra da Estrela.
.../...
Exato! Esta narrativa é bastante semelhante ao que a arqueologia e a arqueoastronomia nos dizem: as comunidades Neolíticas do vale do Mondego, que praticavam a pastorícia, ao observarem Aldebaran nascer sobre a Serra, começariam a sua transição para as cotas mais elevadas da Serra, onde permaneceriam durante os meses quentes. Estamos portanto perante um caso em que o folclore pode ter mantido viva a memória de algo de extrema importância há seis mil anos atrás..."

por falar em TRANSUMÂNCIA...

Mensagens populares deste blogue

CAMINHADA DO 32º ANIVERSÁRIO ARD VILA CHÃ...

Viveiros Florestais da Portela de Arão. Para quando a sua reabilitação?