Aldebaran; a ESTRELA que inspirou os pastores ao "batizarem" a nossa SERRA e que marcava o inicio da TRANSUMÂNCIA estival, com o seu aparecimento...


Fábio Silva, antigo aluno da Universidade de Aveiro, desvenda o batismo da maior montanha portuguesa; e digo eu, descobre como começou a transumância!


"...Para responder a essa questão resolvi explorar o porquê da Serra ter aquele nome e se haveria registos históricos sobre a origem do mesmo. Não consegui encontrar nada, exceto as lendas locais. Existem várias versões, mas todas andam à volta de um núcleo que se mantém  elas falam de um pastor que vivia no vale do Mondego e que, vendo uma estrela nascer sobre uma serra no horizonte, decide ir atrás dela. Quando chega à Serra o pastor decide dar-lhe o nome de Serra da Estrela.
.../...
Exato! Esta narrativa é bastante semelhante ao que a arqueologia e a arqueoastronomia nos dizem: as comunidades Neolíticas do vale do Mondego, que praticavam a pastorícia, ao observarem Aldebaran nascer sobre a Serra, começariam a sua transição para as cotas mais elevadas da Serra, onde permaneceriam durante os meses quentes. Estamos portanto perante um caso em que o folclore pode ter mantido viva a memória de algo de extrema importância há seis mil anos atrás..."

por falar em TRANSUMÂNCIA...

Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha