terça-feira, 10 de agosto de 2010

Verão em Portugal é sinónimo de INCÊNDIOS... O meu concelho está arder, neste momento!




O P&B é propositado. É assim que ficam as nossas matas! A P&B...
Infelizmente e desde que me lembro, que existo, ouço todos os anos no Verão as mesmas noticias. Incêndios, hectares ardidos, mais meios disponíveis, pessoas que morrem, milhares de euros gastos, o nosso património destruído, matas que não são limpas, caminhos que não existem, etc, etc,...
Sei que quem de direito não vai ler isto, nem fazer o que deve ser feito para evitar este "remake" anual.
Senhores responsáveis, temos infelizmente, desempregados em todo o País, todos os anos se fala no mesmo. Falta de limpeza nas matas, caminhos que não existem ou intransitáveis.
Grande parte dos desempregados, que recebem subsidio de desemprego ou aqueles que nada fazem e nós pagamos para isso mesmo (rendimento mínimo), podem perfeitamente nas outras estações do ano, fazer a limpeza das matas e dos caminhos. É uma das riquezas do País, que não estamos a preservar.
O governo "matava dois coelhos de uma só cajadada".
Para o ano, teremos mais meios, mais euros, mais bombeiros, mais não sei o quê... Mas o mais grave que tudo isso, menos ricos. Esquecia-me de um pequeno pormenor, os incêndios apagam-se com água, outra riqueza que desperdiçamos todos os anos. Enfim é o País que temos e não merecemos...

Neste momento, o meu concelho está arder.
Em Paranhos da Beira, as matas que circundam a Santa Eufêmia, estão a vestir-se de preto para a festa em meados de Setembro. As fotos que, infelizmente, acompanham este post, são do local já referido.

4 comentários:

  1. Eis a 1ª vez que coloco um "não gosto" numa publicação. Pela temática, claro. À semelhança das touradas, os incêndios sempre me perturbaram desde criança.
    Se neste país houvesse justiça...
    A PJ prende os incendiários que curiosamente outros crimes do géneros já praticaram. Estes, em prisão domiciliária ficam ou, coitadinhos, são dados como "doidinhos". Ora aí está uma profissão para a qual nunca tive, com muito orgulho vocação: advogado. Como defender um traste que sabemos ser culpado? Onde fica a nossa integridade?
    Reforço, a justiça continua a não se fazer sentir. Mas os sinais - os gritos - do planeta são cada vez mais alarmantes. Um dia será tarde demais...

    ResponderEliminar
  2. Todos os anos é a mesma coisa. Levantam-se acusações contra pseudo incendiários, desleixo dos civis, terrenos não limpos, etc,etc,etc. Nas TV´s vemos os politicos a atirarem cukpas para tudo e todos e ninguem lhas atira a eles. Ordenamento do território? obrigação dos cidadãos para limparem os seus terrenos? abertura de caminhos para melhor circulação dos veiculos de bombeiros? reclusos a ajudarem a combater os incendios? beneficiarios do rensimento social de inserçao a ajudarem a apagar os incendios? Tudo isto são promessas não cumpridas. Antes de criticarem os madeireiros, os pastores etc,etc,etc, olhem para o que fazem durante o ano. Os politicos são os principais responsáveis.

    ResponderEliminar
  3. Quem diz a apagarem os incêndios diz também a limpar as matas. Militares, reclusos e outros, deviam ao longo do ano limpar as matas do Estado em vez de ficarem a "guardar" os quarteis e as cadeias.

    ResponderEliminar