quarta-feira, 2 de junho de 2010

Empresa chinesa, aumenta salários em 30%! O motivo é estranho; SUICÍDIOS...

Ao ler esta notícia, penso que devemos reflectir...
Os nossos direitos, os direitos dos outros, etc...
A miséria alheia, serve para satisfazer os nosso desejos!


in Jornal de Negócios
Depois de uma série de suicídios ocorridos numa fábrica chinesa da Foxconn, a empresa tecnológica fornecedora da Apple, anunciou um aumento de 30% dos salários dos trabalhadores, um valor superior ao que tinha sido apresentado na semana passada. 

A empresa que produz iPhones, iPads e outros equipamentos electrónicos, disse que o aumento dos salários vai ter um efeito imediato nas suas fábricas chinesas. 

“Com este aumento dos salários, esperamos que os trabalhadores não precisem de fazer horas extras e que tenham mais tempo de lazer e um bom ambiente de trabalho”, avança um comunicado oficial da Foxconn. 

O salário base de um trabalhador de uma fábrica da Foxconn na China ronda os 900 yuan (107 euros) por mês. 

Dez trabalhadores suicidaram-se nas últimas semanas, sendo que o mais recente suicídio envolve um jovem de 25 anos que cortou os pulsos num dormitório da fábrica, na semana passada. 

O CEO da Apple, Steve Jobs, disse ontem numa conferência na Califórnia que esta situação é “muito preocupante” e acrescentou ainda que “estamos em cima disso”. Empresas como a Dell, a Hewlett-Packard e a Apple, cujo fornecedor é a Foxconn, estão a investigar as condições de trabalho precárias nestas fábricas chinesas. 

Numa entrevista à Bloomberg um trabalhador da empresa Ah Wei disse que “a vida não tem sentido, todos os dias faço repito o que fiz no dia anterior, é muito difícil”.

Cerca de 86% dos trabalhadores tem 25 anos e partilham dormitórios com oito ou dez pessoas, 80% dos trabalhadores que trabalham na linha da frente da produção estão constantemente de pé, 12 horas por dia, seis dias por semana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário