Capela de Santa Ana em Seia, votada ao abandono...

A capela de Santa Ana, construída, nos finais de 1901 e benzida em 22 de Agosto de 1903. Está votada ao abandono. É triste ver um local que era belíssimo e onde passei alguns momentos da minha infância e juventude, completamente abandonado. Só se vêm mimosas, ainda se consegue chegar à capela, a pé. Depois é a completa tristeza, ao olhar para as ruínas, conforme podem ver nas fotos.
Escreve, sobre a capela, o Pe. Dr. J. Quelhas Bigotte, na Monografia da Cidade e Concelho de Seia;
"...O local é dos mais aprazíveis, tanto pela eminência topográfica do terreno, uma elevação de perto de cem metros sobre o casario da cidade, donde se disfruta um panorama variado e multicolor, como pela amenidade da mata agreste, exuberante de viço e perfumada na primavera pelas imanações odoríferas das acácias."
"...gigantes álamos, que o Dr Amândio Eduardo da Mota Veiga, fundador da capela, ali mandou plantar há mais de 90 anos." "...O monte de Santa Ana, com a capela poeticamente incrustada no friso esverdeado da mata, é um dos locais mais encantadores que circundam a cidade." Este texto foi escrito/publicado em 1945 (1ª edição da Monografia), consta da sua ultima edição, tenho ambas. Nasci em 1970, durante muitos anos, continuou a ser um local, aprazível. 
Ao ler esta passagem da Monografia, quem não conhecer, pensa que vai encontrar um local, belíssimo. Que na verdade era. Sei que este post, não vai chegar a quem de direito e mesmo que chegue, ninguém vai fazer nada pelo local. Lembro-me de ver perto do local sepulturas antropomórficas. Com tanta vegetação, não deve ser fácil encontrar as mesmas. Bem tentei, mas não consegui.






Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha