quinta-feira, 25 de março de 2010

FITCH reduz rating da da dívida pública Portuguesa, para "AA-". De repente são especialistas...


A casa de notação financeira Fitch baixou hoje o rating de dívida portuguesa a longo-prazo para "AA-", com uma perspectiva negativa.
A notícia foi veiculada esta manhã pela agência Bloomberg.
De acordo com a Fitch, a decisão reflecte a frouxa evolução orçamental em 2009, ano em que o défice orçamental deverá situar-se em 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB).
Uma nota de análise da Fitch refere também que a agência de notação decidiu reduzir o 'rating' da dívida portuguesa a longo prazo para "AA-", para "reflectir o desempenho [orçamental] significativamente abaixo dos seus pares em 2009", quando em Setembro estimava que o défice orçamental português se fixasse em 6,5% do PIB.

Estas casas de notação, são as mesmas que não "viram" nada, antes do SUBPRIME. Era tudo uma mar de rosas. Com isto, não estou a querer dizer que Portugal está bem. Só quero mesmo dizer que esta rapaziada não devia emitir opiniões depois da monumental asneira e trapalhada em que meteram o mundo. Possivelmente também ganharam alguns, poucos, milhões com a crise.

EUA: Agências de "rating" ganharam ilicitamente "centenas de milhões de dólares" - Procurador do Connecticut

Mas o mundo, continua a acreditar neles, principalmente quando é para bater no ceguinho. Possivelmente, dá jeito a alguns investidores. Só não percebo, porque ninguém fala nos EUA. Se o Japão e a China, deixarem de acreditar na economia americana  e começarem a vender dívida, dos EUA, onde têm investidos muitos  mil milhões de dólares, temos a burra nas couves. Falando português. 

Mas isto não interessa a ninguém. Até porque nas terras do Tio Sam, as Agências de "rating", vão a tribunal explicar, porque motivo, não "viram" nada, antes da crise.

Desta vez a culpa não é do Sr. Eng. Finalmente, não é culpado.

Sem comentários:

Enviar um comentário