16 de Setembro - Dia Internacional para a PRESERVAÇÃO da CAMADA de OZONO.

Parece que este assunto tem andado esquecido.
SÓ PARA LEMBRAR, QUE TEMOS UM PLANETA A PRESERVAR.

in maisplaneta.blogspot.com

O Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1994, para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.
Desde essa data que os vários países dedicam este dia à promoção de actividades compatíveis com os objectivos do Protocolo de Montreal e das suas alterações.

A camada de ozono é um frágil escudo feito de gás que protege a Terra das radiações nocivas do sol, contribuindo, deste modo, para a preservação da vida no planeta.
Tratou-se da mais significativa reacção internacional a descobertas divulgadas No final da década de 80 cientistas anunciavam a existência de declínios dramáticos nas concentrações de ozono sobre a Antárctica e comecou-se a falar do “buraco do ozono”.
Os peritos estimam que, para além de causas naturais, as substâncias químicas produzidas pelo homem contribuem em 82% para a destruição da camada de ozono.
O Sol envia diariamente para a Terra a sua energia sob a forma de radiações. A camada de ozono, situada na estratosfera entre 10 a 50 quilómetros acima da Terra, absorve a radiação ultravioleta B, nociva para a saúde e o ambiente.
Cancros da pele, cataratas e enfraquecimento do sistema imunitário são alguns dos efeitos que pode causar no homem.
Além disso, a instabilidade da espessura da camada de ozono pode afectar os animais, os ecossistemas no mar e prejudicar a agricultura.
As previsões mais recentes indicam que os níveis de ozono na Primavera da Antárctida deverão começar a aumentar em 2010.
A protecção da camada de ozono passa também pelos cidadãos, que devem garantir que não estão a utilizar produtos ou equipamentos (por exemplo frigoríficos ou balcões frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, extintores de incêndios, inaladores para asmáticos) onde ainda se utilizem substâncias nocivas .

Mensagens populares deste blogue

IV Caminhada Solidária Bombeiros Voluntários de Seia - 25/09/2016

PEREGRINAÇÃO / caminhada a FÁTIMA...

Rota do Pastoreio & Rota da Garganta de Loriga... Rota das Aldeias de Montanha! #serradaestrela #aldeiasdemontanha