sexta-feira, 3 de abril de 2009

Robert Stephenson Smith Baden-Powell. Sabe quem foi?













Foi com grande emoção e saudade que assisti, pela televisão, no passado Domingo, 26.03.2006, à missa em Fátima, onde se celebrava mais um aniversário dos escuteiros. Por coincidência na semana anterior, tinha estado a recordar, também com saudade, com um dos meus chefes da altura, nos escuteiros, o acampamento que foi feito em Santana, à mais de 20 anos. Devo confessar que algumas das coisas que aprendi na altura ainda hoje me são úteis.

            Durante a conversa perguntava eu, “E hoje em dia como é que estão, os escuteiros?”. Resposta, “Não há escuteiros em Seia.”.

            Escusado será dizer que fiquei muito admirado e triste, como é que é possível deixar acabar um movimento que ensina aos jovens muitas coisas úteis e qual o melhor caminho a seguir durante a sua vida. Neste meu pequeno desabado. Não poderia deixar de lembrar o fundador do escutismo, Baden Powell. Nascido a 22 de Fevereiro de 1857, em Londres, Robert Stephenson Smith Baden-Powell. Herói do seu Pais como militar depressa percebeu que poderia transmitir aos mais jovens, grande parte dos conhecimentos adquiridos. Deixou-nos a 08 de Janeiro de 1941.

O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma mantiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20.000 Escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.

Para aqueles que não sabem o que são os escuteiros e quais os ensinamentos que são incutidos aos jovens, deixo-vos, a ultima mensagem, do Fundador, dirigida aos escuteiros de todo mundo assim como, a Lei do Escuteiro e o Compromisso de Honra que todos os escuteiros tem que fazer. 

Caros Escuteiros:
Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida. Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a. Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz. Crei que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis  e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens. O estudo da natureza mostrar-vos-à as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior. Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem. Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escotista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim. 

O Vosso Amigo 

BADEN-POWELL

Lei do Escoteiro

lº - O Escoteiro é verdadeiro e a sua palavra é sagrada.
2º - O Escoteiro é leal.
3º - O Escoteiro é prestável.
4º - O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5º - O Escoteiro é cortês.
6º - O Escoteiro é bom para com os animais e plantas.
7º - O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8º - O Escoteiro é alegre e sorri perante as dificuldades.
9º - O Escoteiro é económico, sóbrio e respeitador dos bens de outrém.
l0º - O Escoteiro é puro no pensamento, palavras e acções. 

Compromisso de Honra

" Prometo pela minha honra fazer todo o possível por:

- Amar e servir a Deus (ou outra alusão de natureza religiosa) e a Pátria;

- Auxiliar o próximo em todas as circunstâncias;

- Viver segundo a Lei do Escoteiro ".

3 comentários:

  1. Como devem ter reparado, foi escrito, há 3 anos.
    Nunca foi publicado.

    É mesmo com saudade que recordo aqueles tempos. Assim como os tempos do post anterior.

    Sei que hoje, em Seia, já começou, novamente a haver escuteiros.

    Parabéns, para quem conseguiu, novamente pegar no escutismo em Seia.

    ResponderEliminar
  2. uma surpresa ao descobrir este post
    fui escuteiro durante 20 anos entrei aos 5 anos para os lobitos, passei por todas as camadas ate a junta regional da guarda onde chefiei os caminheiros anivel região da guarda durante 2 anos
    gostaria de regressar
    abraço

    ResponderEliminar
  3. http://www.hi5.com/friend/photos/displayMyPhoto.do?photoId=670684580&albumId=100701337&ownerId=138979774#670684580_138979774_100701337_0

    ResponderEliminar