quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fogueira de Natal na Lapa de Tourais / Tourais a tradição ainda é o que era!

Na Lapa de Tourais, ainda se mantém toda a tradição na preparação da Fogueira de Natal.
Na noite de 24 p/ 25, alguns dos homens e jovens da aldeia, empurram a carroça, até aos locais/matas previamente escolhidos, pelos mais idosos, para cortar os pinheiros que vão alimentar a fogueira nessa noite.
Tudo é feito, apenas com a força humana, não utilizam qualquer meio mecânico.
A escolha da "madeira" é aleatória e pode ser em qualquer mata (a minha já foi contemplada). A "comissão" tem "autorização" do tribunal para esse efeito.
Contava a minha sogra que ouvia contar... houve um ano em que um dos lesados apresentou queixa no tribunal; no dia do julgamento a população apresentou-se em peso, como culpados. Ao ver o tribunal cheio de réus, o juiz decide que a aldeia devia manter a tradição no presente e no futuro, podendo cortar em qualquer mata, os pinheiros, para fazer a fogueira. Impôs apenas uma condição; a fogueira deveria ser acesa todos os anos, caso contrário, perdem a ordem de corte!
Este ano, devido ao mau tempo (chuva), só foi possível acender a fogueira no dia 25. A mesma é mantida até ao dia de Ano Novo.






quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Fogueira de Santo Amaro em Santiago / Seia, a tradição é secular... mas vai deixar de ser!


Nota sobre a Tradicional Fogueira de Santo Amaro

“ A tradicional e secular fogueira de Santo Amaro”

Como é do conhecimento da população de Santiago, nestes últimos anos, desde que a Festa de Santo Amaro deixou de ser realizada, a associação Movimento de Jovens de Santiago, lutou com muitas dificuldades para que a fogueira se realiza-se com organização da mesma, e assim se mantivesse uma tradição secular e importante para a nossa terra.
Passados estes anos, tivemos sempre a esperança que a festa ressurgisse, e assim se retomasse a prática anterior, que nomeava novos mordomos, que por sua vez realizava, a tradicional festa anual e tradicional fogueira.
Passados estes anos, nada ressurgi-o, a não ser os obstáculos constantes a vários níveis para que a fogueira não se realizasse.
Deste modo, no entender da nossa associação, entendemos por bem que se suspenda a organização por nossa parte da tradicional fogueira para o ano 2013.
Entretanto, também queremos de algum modo agradecer aos poucos, mas bons, que nestes últimos anos colaboraram connosco, para que a tradição se preservasse.
Com esta posição tomada, esperamos que a nossa população fique sensibilizada e no seu entender faça o que achar por oportuno, que, por nossa parte, passaria pela união de todos, para que a festa fosse retomada.

Santiago, 10 de Dezembro de 2012

A Direcção

fonte: http://mjs.blogs.sapo.pt/

todos queremos festas e manter as tradições, mas quando se trata de fazer alguma coisa, para que isso aconteça, há sempre mais a criticar do que ajudar.

É muito triste que isto aconteça.



link, apontamento fotográfico do Pinhas da Fogueira de 2012 e possivelmente a ultima!